Acções de Formação
A
cções de Formação (Pais e Professores) sobre os temas:
A. Dislexia *
B. Hiperactividade *
C. Bipolaridade *
* Ordem de trabalho:
1. Breve apresentação da problemática
2. Estudo de caso
3. Como aplicar o Decreto-Lei nº 3/2008 em cada situação específica
4. Como elaborar um PEI (Programa Educativo Individual)
D. Curso de Escrita Criativa para Professores
Os professores vêem-se muitas vezes confrontados com a dificuldade de levar os seus alunos a produzir textos de forma criativa e com prazer. Partindo dos mesmos objectivos que o curso de Escrita Criativa, pretende-se fornecer aos professores as ferramentas necessárias para que possam desenvolver oficinas de escrita com os seus alunos, tais como:
- Análise do que é a escrita criativa, a sua função e as suas particularidades.
- Entender as várias etapas do processo, desde o jogo de associação de ideias até à crítica construtiva de um produto final, passando pelo trabalho da personagem, pelo ritmo da história, pelo ponto de viragem, pelo trabalho de depuração.
- Reflexão sobre a ligação do afecto à criatividade e sobre a importância da atitude do professor ao pedir um exercício deste tipo.
Formadora: Margarida Fonseca Santos
Funcionamento:
Grupos de professores (entre 10 a 15 participantes)
1 dia de formação, 6 horas (10h às 13h, 14h30 às 17h30)
E. Metodologias de Intervenção em crianças/jovens com défices sensoriais, motores e cognitivos
Metodologias de intervenção numa escola para todos - a resposta diferenciada em alunos com défices cognitivos, sensoriais e motores.
Razões justificativas da acção:
A Escola deve potencializar as aptidões e tentar superar as diferenças. Actualmente, a Escola recebe alunos muito heterógeneos e, em consequência, debate-se diariamente com as problemáticas inerentes a essa heterogeneidade, se efectivamente pretende dar uma correcta resposta educativa. Nessa heterogeneidade cabem os alunos com problemas sociais, emocionais, mas também aqueles com défices nas áreas cognitivas, sensorial, motora. Assim sendo, a presente acção destina-se a auxiliar os Professores a organizar essa resposta educativa, mas mantendo o nível de exigência e qualidade de ensino para o todo que é a turma.
Formadora: Élia Gonçalves
Destinatários:
Educadores e Professores de todos os graus de ensino.
Objectivos:
1 - Fornecer bases informativas sobre os diferentes défices
2 - Perceber as repercussões psicopedagógicas desses mesmos défices
3 - Encontrar as correctas respostas educativas
4 - Contribuir para a realização escolar, social e laboral das referidas populações
Conteúdos:
Etiologia e caracterização dos diferentes défices: cognitivo, sensorial e motor
Implicações dessas incapacidades no processo de ensino - aprendizagem
Perspectivas de intervenção pedagógica e a transição para a vida adulta
Observação:
A acção pode ser realizada com todos os conteúdos ou o formando pode escolher apenas os módulos que deseje (cognitivo/auditivo/visual/motor).
Duração:
4 horas por módulo
Total da acção completa : 16 horas
F. Psicogerontologia
Fundamentação: Dado o aumento progressivo da esperança de vida da população portuguesa e desejando corresponder ao apelo da OMS para que o processo de envelhecimento se possa apelidar de “Envelhecimento Activo”, apresentamos a acção “Psicogerontologia”.
Formadora: Élia Gonçalves
Duração da acção: 4 horas
Destinatários:
- Animadores que trabalhem com a população sénior.
- Ajudantes de Unidades Residenciais para idosos.
- Acompanhantes de pessoas idosas.
Conteúdos:
- Apresentação
- Simbologia do Envelhecimento
- Nomenclaturas
- Envelhecimento activo: processo desejável e factores impeditivos
- Estereótipos sobre o envelhecimento
- Fantasmas e atitudes face ao envelhecer
- Tipos e fases do envelhecimento
- Características psicossociais da população sénior
- Psicopatologias mais frequentes
- (Des)Integração na comunidade
- Sabedoria popular sobre a velhice
- Projectos de vida
- Conclusões
G. Curso de criatividade musical para pais e professores
Sessão de actividades de criação musical onde o grupo recria situações de aprendizagem que poderá reutilizar como apoio à aprendizagem dos educandos e/ou alunos.
São aprendidas algumas actividades que incluem a utilização de objectos sonoros bem como a sua construção e/ou transformação que poderão ser reutilizadas em actividades com crianças e adolescentes.
Funcionamento:
Grupos adultos, pais e educadores (entre 5 a 12 participantes)
Módulo de 1 sessão de 3 horas (que se poderá estender no tempo, se o grupo assim o entender)
Para inscrição clique aqui