DANÇA
D
ANÇA
O Projeto Ensinar a Criar, dirigido ao centro Ensinar a Aprender foi estruturado de uma forma a conseguir abranger a área da dança/movimento dirigida a crianças do 1º, 2º e 3º Ciclos.
A oportunidade de confrontar e familiarizar com o modo mais fundamental da expressão humana – o seu próprio movimento – pode intervir na sua formação mais profunda, independente da sua relação inicial com a dança.
Dança Contemporânea Infantil
Objetivos
As aulas de Dança Contemporânea Infantil destinadas a crianças que frequentam o 1º Ciclo são construídas no sentido de o aluno desenvolver capacidades ao nível:
• De se movimentar coordenadamente usando todo o espaço envolvente
• Desenvolver e identificar diferentes tipos de movimento através da técnica de dança contemporânea.
• Desenvolver e identificar as várias formas de se deslocar
• Desenvolver e identificar as diferentes dinâmicas, direções e qualidades do movimento
• Expressar sensibilidade musical através da música;
• Expressar sentimentos e emoções através do movimento, da dança, do corpo.
• Demonstrar e memorizar sequências de movimento
• Apurar o sentido crítico e artístico
Conteúdos Programáticos
• Exercícios no chão e centro, focados no desenvolvimento músculo-esquelético: com alongamentos, coordenação, mudanças de direção etc.
• Exercícios de contraction/release para fortalecimento do centro, e de espirais
• Trabalho de Consciencialização da tridimensionalidade do Corpo
• Trabalho de Saltos
• Diagonais
• Pequenas estruturas coreográficas, conjugação da técnica com a expressividade.
• Criação, improvisação e composição
Horário Quinta-feira das 18H00 às 19H00
Dança Contemporânea A
Objetivos
As aulas de Dança Contemporânea A destinadas a crianças que frequentam os 2º e 3º Ciclos são construídas no sentido de o aluno desenvolver capacidades ao nível:
• Compreender o vocabulário das diferentes técnicas abordadas
• Desenvolver e demonstrar um bom entendimento a nível da musicalidade
• Transmitir através do corpo/movimento a dinâmica do exercício, não recorrendo sempre à música (movimento associado à música e/ou música ambiente)
• Desenvolver a capacidade de dançar de forma expressiva, transmitindo a mensagem, sensações e emoções ao público-alvo
• Desenvolver a capacidade criativa na transmissão de ideias e exploração de movimentos.
• Desenvolver autonomia na auto- correção postural e na realização de exercícios básicos
Conteúdos Programáticos
• Aquecimento
• Ações Motoras
• Uso dos apoios no chão e exploração de diferentes apoios
• Fortalecimento da Tonicidade Muscular pela Dança
• Postura/alinhamento
• Trabalho de chão
• Trabalho de verticalidade na cinesfera/tridimensionalidade
• Estrela
• Rolls com melting no chão
• Swings
• Bounces
• Brushes
• Saltos
• Walks
• Slides
• Monkeys sem salto
• Frases coreográficas realizadas pelo Docente
• Introdução à improvisação pelo desenvolvimento de conteúdos da Dança Criativa.
• Relaxamento
• Alongamentos
Horário: Quinta-feira das 17H00 às 18H00